x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 2

acessos 125

ICMS ST (fornecedor Simples nacional)

Laila Silvinha

Laila Silvinha

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 1 semana Sexta-Feira | 19 abril 2024 | 10:09

Bom dia colegas! Me ajudem, estou com um cliente (Goias) que vendeu umas mercadorias (autopeças) para o estado MT, a empresa destinataria está cobrando o ICMS ST. Mas o ICMS ST não seria so para industrias e/ou distribuidor? Meu cliente vendeu a varejo. Estou errada?

Sidney Costa

Sidney Costa

Ouro DIVISÃO 2, Analista Sistemas
há 1 semana Sexta-Feira | 19 abril 2024 | 11:21

Ao vender para outra UF a um contribuinte de ICMS, começa uma nova cadeia tributária para produtos que tenham ST por protocolo.

E obrigação pagaro   ST para a UF de destino e pagar a GNRE


https://blog.bling.com.br/cfop-6404/

Qual a diferença entre CFOP 6403 e 6404?

O CFOP 6403 é usado nas operações de venda interestadual que se encaixam no esquema de substituição tributária, na qual o contribuinte que vende atua como contribuinte substituto na operação. Já o CFOP 6404 é aplicado nos registros de saída de vendas interestaduais, quando o produto já reteve ICMS ST anteriormente.

A diferença principal é que, nas vendas classificadas com o código 6403, a operação anterior não estava enquadrada no regime de  substituição tributária, portanto, recolheu ICMS ST por parte do contribuinte substituto. Assim, na venda, o contribuinte que não foi  substituído exerce o papel de substituto.Isso significa que, se o estado no qual a mercadoria será vendida participar do protocolo ou convênio que obriga a retenção antecipada do ICMS, o código CFOP 6403 é aplicado, indicando que foi uma venda de “mercadoria adquirida ou recebida de terceiros sujeita ao regime de
substituição tributária, na condição de contribuinte substituto”.

Laila Silvinha

Laila Silvinha

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 1 semana Segunda-Feira | 22 abril 2024 | 09:50

No caso se um fornecedor (comercio varejista) vende para um destinatario em outro estado (tambem comercio varejista), mesmo assim incide ICMS ST? ?? Pq a funcão do ICMS ST é o recolhimento por parte do substituto (industria ou distribuidor), nao seria não???

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.