x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 95

Lucro Real trimestral/Trimestral

TAÍS

Taís

Iniciante DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 2 semanas Sexta-Feira | 3 maio 2024 | 16:13

Boa tarde Colegas,

Tenho clientes tributados pelo lucro real, onde a apuração é feita trimestralmente, e consequentemente o estoque é lançado em cada final de trimestre também, sendo assim, ao gerar as DRE'S TRIMESTRAIS, os estoques iniciais e finais são demonstrados de acordo com a apuração, mas meu sistema ao gerar a DRE anual (Que é solicitada por bancos, fornecedores, etc) referente aos período, faz a somatória de todos os estoque iniciais e finais, mas o resultado final continua o mesmo se somar os trimestrais. E dessa forma quando enviamos o SPED ECD onde vai os trimestrais e anual puxa da mesma forma. A dúvida é, posso ter problemas com isso? Está equivocado? Ou pelo resultado anual ser o mesmo na soma dos trimestres, posso ficar tranquila.

Se alguém puder me ajudar nesse quesito. Obrigada!

ALLAN

Allan

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 1 semana Segunda-Feira | 6 maio 2024 | 16:45

Boa tarde Taís,
O correto seria você efetuar os registros de estoque inicial e final mensalmente pois desta forma, as demonstrações ficariam mais completas e você teria o resultado mensal da empresa, mesmo efetuando o fechamento trimestral. Quando se gera o anual, ele deverá contemplar o estoque inicial de janeiro e o estoque final de dezembro (ou o mês final que você está gerando no relatório) apenas, os demais fazem parte da movimentação do ano.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.