x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 6

acessos 980

Contabilização dos Fretes do Mercado Livre

Dayane da Silva

Dayane da Silva

Bronze DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 24 semanas Segunda-Feira | 27 novembro 2023 | 11:14

Bom dia

Tenho um cliente que vende através do Mercado Livre. 
Do valor da venda do meu cliente, são descontados o frete que é a parte que o meu cliente paga e taxas de marketing. 
Meu cliente paga frete em venda acima de 80$ e a taxa de marketing é descontada sobre qualquer venda.

Vou exemplificar:

De uma venda de 150 reais, 20 reais é taxa de marketing e mais 25 reais é o frete do produto.
Meu cliente recebe do ML, o valor liquido de 105 reais. 
Como devo contabilizar esse frete?
Não vem boleto de pagamento desses frete, pois é descontado direto da venda do produto. Não posso lançar contra a conta "CAIXA", pois estárei "´pagando" 2x.

Jefferson Joazeiro

Jefferson Joazeiro

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 24 semanas Segunda-Feira | 27 novembro 2023 | 11:42

Bom dia,

Particularmente,  para esta operação faria os lançamentos abaixo:

Pela venda/Emissão da Nota Fiscal
1.) D - Clientes
     C -  Receita de Vendas....... R$ 150,00

Pelo Recebimento
1.) D - Caixa/Bancos.............................................. R$ 105,00
      D - Despesas com Fretes (Mercado Livre)... R$   25,00
      D - Despesas com Mkt (Mercado Livre)....... R$   20,00
      C - Clientes....................................................... R$ 150,00

Lu Oliveira

Lu Oliveira

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 3 semanas Terça-Feira | 23 abril 2024 | 11:29

No meu caso é a mesma situação, mas o Mercado Livre emite a nota fiscal com o total de fretes e comissões de um determinado período. Como contabilizar essa nota fiscal, sendo que esse valor já foi descontado da minha venda?

Ezequiel Martinez dos Santos

Ezequiel Martinez dos Santos

Prata DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 3 semanas Terça-Feira | 23 abril 2024 | 15:58

Prezada Lu Oliveira, boa tarde!

Se os valores já são conhecidos no momento do recebimento, conforme o exemplo acima dado pelo colega, e o MERCADO LIVRE emite nota fiscal posteriormente, com o somatório de todas as despesas de um determinado período, você poderia trocar as contas de DESPESA por uma de ADIANTAMENTO PARA DESPESAS, exemplo:


PELA EMISSÃO DO DOCUMENTO FISCAL:
D - Valores a Receber/Clientes (ATIVO CIRCULANTE-CRÉDITOS)..................................150,00
C - Receita de Vendas (RESULTADO-RECEITA BRUTA).....................................................................150,00

PELO RECEBIMENTO DA VENDA:
D - Caixa/Bancos Conta Movimento (ATIVO CIRCULANTE-DISPONIBILIDADES).......105,00
D - Adiantamento a Terceiros (ATIVO CIRCULANTE-CRÉDITOS)....................................45,00
C - Valores a Receber/Clientes (ATIVO CIRCULANTE-CRÉDITOS)...............................................150,00

PELA PROVISÃO DA NOTA EMITIDA PELO MERCADO LIVRE (ACUMULADA MENSALMENTE COM OUTROS VALORES)
D - Fretes/Transportes (RESULTADO-DESPESA)...............................................................250,00
D - Comissões Sobre Vendas/Taxas Administrativas (RESULTADO-DESPESA).......200,00
C - Fornecedores a Pagar (PASSIVO CIRCULANTE-FORNECEDORES)........................................450,00

PELA BAIXA DA NOTA FISCAL, UTILIZANDO DIVERSOS ADIANTAMENTOS DESCONTADOS
D - Fornecedores a Pagar (PASSIVO CIRCULANTE-FORNECEDORES)..........................450,00
C - Adiantamento a Terceiros (ATIVO CIRCULANTE-CRÉDITOS).................................................45,00
C - Adiantamento a Terceiros (ATIVO CIRCULANTE-CRÉDITOS).................................................90,00
C - Adiantamento a Terceiros (ATIVO CIRCULANTE-CRÉDITOS)...............................................245,00
C - Adiantamento a Terceiros (ATIVO CIRCULANTE-CRÉDITOS).................................................70,00

Atenciosamente,


EZEQUIEL MARTINEZ DOS SANTOS


https://www.linkedin.com/in/ezequielmartinezsantos/
Lu Oliveira

Lu Oliveira

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 3 semanas Quarta-Feira | 24 abril 2024 | 16:52

Só não entendi uma parte, essas notas emitidas pelo ML, são pagas pelo banco. Como fica isso? Porque na sua explicação na provisão da nf ficou
D fretes s/vendas - 250,00
D comissão s/vendas - 200
C fornecedores a pagar - 450,00

E a baixa ficou
D fornecedores a pagar - 450,00
C adiantamento a terceiros - 450,00

mas o pagamento dessa nota fiscal tá debitando no banco, nessa parte é que estou com dificuldades.
Espero seu retorno!!

Ezequiel Martinez dos Santos

Ezequiel Martinez dos Santos

Prata DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 3 semanas Sexta-Feira | 26 abril 2024 | 09:45

Prezada Lu Oliveira, bom dia!

Pelo que você disse na mensagem: "sendo que esse valor já foi descontado da minha venda", entendi que o valor recebido foi líquido (Valor Bruto da Venda - Frete/Comissão).
Se você paga a nota fiscal dos valores acumulados de um período posteriormente, creio que o processo está em duplicidade.

Caso não seja este o fato, precisarei de uma explicação mais detalhada, com exemplificação dos valores.

Atenciosamente,


EZEQUIEL MARTINEZ DOS SANTOS


https://www.linkedin.com/in/ezequielmartinezsantos/

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.