x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 5

acessos 317

Dúvida sobre o IR 2024

silva20k

Silva20k

Iniciante DIVISÃO 3, Analista Marketing
há 8 semanas Segunda-Feira | 18 março 2024 | 11:26

Olá,
Sou autônomo e trabalho como afiliado para uma empresa X. Em 2022, recebi cerca de 20 mil reais dessa empresa, com imposto retido na fonte, o qual foi pago por eles. Recebi 15 mil reais em dezembro de 2022 via PIX e os 5 mil restantes apenas em janeiro de 2023. Em meados de março de 2023, a empresa me enviou o DIRF (Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte), comprovando os rendimentos pagos e o imposto sobre a renda retido na fonte, e os dois valores estavam somados, totalizando 20 mil reais.
O problema é que os 5 mil restantes só foram pagos em janeiro de 2023, um mês depois e já no ano seguinte, e mesmo assim, constavam na DIRF de 2023. Fiquei confuso, pois recebi esse valor em 2023, mas ele já estava registrado na DIRF de 2023.
Agora, em 2024, a empresa me enviou a DIRF referente a este ano (2024), mas esse valor de 5 mil reais não estava incluído nela. O que devo fazer nessa situação? A empresa está certa? Eu sou leigo em contabilidade.

jose bezerra conceição

Jose Bezerra Conceição

Ouro DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 8 semanas Segunda-Feira | 18 março 2024 | 12:23

Em 2022, recebi cerca de 20 mil reais dessa empresa, com imposto retido na fonte, o qual foi pago por eles. Recebi 15 mil reais em dezembro de 2022 via PIX e os 5 mil restantes apenas em janeiro de 2023. Em meados de março de 2023, a empresa me enviou o DIRF (Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte), comprovando os rendimentos pagos e o imposto sobre a renda retido na fonte, e os dois valores estavam somados, totalizando 20 mil reais."

Silva:
Em 2023, ao fazer a declaração de 2022 , creio que ofereceu a tributação os 20 mil e processou o imposto retido na fonte.
(se não processou desta forma, informe aqui para "tentarmos" ajudar).