x

Saúde

Veja como evitar problemas de saúde por trabalhar muito tempo sentado

Novo estudo aponta que passar horas sentado pode trazer problemas à saúde.

03/05/2024 18:30

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Veja os riscos de quem trabalha muito tempo sentado

Veja como evitar problemas de saúde por trabalhar muito tempo sentado

O hábito de passar horas sentado pode representar uma séria ameaça à saúde, de acordo com um estudo realizado pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos. 

Quem permanece sentado por mais de 11 horas diárias aumenta em mais de 78% o risco de doenças cardiovasculares e em 57% o risco de morte por outras enfermidades, em comparação com aqueles que passam menos de nove horas na mesma posição.

Publicado no Journal of the American Heart Association, o estudo monitorou o tempo sedentário de quase 6 mil mulheres idosas durante sete dias, utilizando um acelerômetro para registrar a postura e a movimentação. Os pesquisadores acompanharam os registros de saúde das voluntárias ao longo de oito anos, excluindo os períodos de sono.

O alerta também vale para os mais jovens. O especialista em educação física e doutor em ciências do esporte, Everton Crivoi do Carmo, reforça que, independentemente da idade, não adianta dedicar duas horas à academia se o resto do dia for passado sentado.

“Nosso dia a dia estimula o comportamento sedentário, mas é preciso pensar em estratégias para manter um estilo de vida ativo, com pequenos exercícios ao longo do dia, seja fracionando-os, seja aproveitando as oportunidades para caminhar ou subir escadas, por exemplo.”

Ele explica que a falta de atividade física pode acarretar uma série de problemas, desde a redução da capacidade cardíaca até o aumento dos níveis de glicose no sangue, contribuindo para o desenvolvimento de condições como diabetes e obesidade. 

Além disso, o sedentarismo pode elevar os níveis de triglicerídeos e marcadores inflamatórios no sangue, além de comprometer a força muscular.

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.